Olá pessoal! Sejam bem-vindos ao nosso blog. Aqui discutiremos sobre acessibilidade na web. Trata-se de uma realidade próxima a nós? Traremos informações sobre programas de inclusão digital, superação além das deficiências e leis que amparam quem precisa ter o direito de ir e vir garantido. Então, aproveitem o curso!

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Leia a seguir o depoimento de um deficiente visual


Atividade 1

Texto 1

           "Para as pessoas entenderem melhor como pessoas com deficiência visual podem operar computadores, algumas coisas básicas têm de ser conhecidas:
- não nos utilizamos de mouses para fazer executar as tarefas dos vários aplicativos, pois eles exigem coordenação visual (mira), sendo o teclado nossa solução facilitadora. Nesse aspecto, essa também é a solução para inúmeras outras pessoas com outras deficiências, mas pelo motivo de não possuírem, nesse caso, uma boa coordenação motora. Mas nós cegos precisamos de teclados em Braille? Não, sei até da existência de teclados em Braille, mas podemos utilizar da forma mais objetiva e tranqüila qualquer teclado comum de micro-computadores.
            Devido a uma antiga norma internacional de datilografia, a maioria dos teclados possuem, na parte inferior das letras "J" e "F", um alto relevo com a forma de um ponto ou traço. Assim, com os indicadores nessas letras, e os outros dedos nas letras vizinhas, além dos polegares na barra de espaço, temos domínio do teclado básico. Sei, por exemplo, que se pressionar o dedo mínimo esquerdo estarei na letra "A", se for para baixo com o dedo indicador direito encontrarei o M, com o mínimo esquerdo para cima encontrarei o Q etc. Quando nos deparamos com os poucos teclados em que não existem esse relevo nas mencionadas teclas, basta colocarmos um durex ou esparadrapo para torná-los acessíveis.
            As teclas de atalho, comuns na maioria dos aplicativos é outra solução. Se você, nesse momento, quiser testar uma tecla de atalho e estiver com o (*1) Internet Explorer, pressione ALT e perceberá que o cursor irá diretamente para o menu Arquivos, se for com a seta para baixo poderá percorrer a lista de opções desse menu e, se por acaso quiser acionar alguma delas, bastará teclar ENTER na opção desejada, que servirá como um clique do mouse. As SETAS para direita e esquerda percorrem os demais menus do aplicativo e ainda, se quiser finalizar, basta pressionar ESC para sair do menu ou opção do mesmo."

 Extraído  de Teleconferência. "I Seminário de Acessibilidade Serpro" - Ago/2002.

 

Vamos testar as teclas de atalho do nosso teclado? Retome o último parágrafo do texto, siga os comandos e veja o que ocorre. 

 

 Texto 2

 

O que é acessibilidade na web?

 

Atividade 2


Podemos citar 4 softwares de voz mais usados por cegos brasileiros no manuzeio de micro-computadores:

  1. DosvoxSite Externo.: o menos utilizado para a navegação na web, mas tremendamente usado para outros serviços
  2. Virtual VisionSite Externo.:  ainda fraco de recursos para navegação web;
  3. Jaws for WindowsSite Externo.:  o mais utilizado e o de melhor qualidade.
  4. NVDASite Externo.:  software livre de excelente qualidade para a plataforma Windows.
            O Jaws for Windows é o software de voz internacionalmente mais utilizado por cegos e que, até agora, têm-se mostrado como o que nos traz um melhor acesso a boa navegação nas páginas da internet. Algumas vezes, no entanto, mesmo com o mais atual e avançado de nossos softwares, encontramos o que seria uma escadaria real para um colega deficiente físico, usuário de cadeiras de rodas. Páginas silenciosas ou com imagens sem textualização, eventos não acionados pelo teclado, botões e links flutuantes etc. Na maioria das vezes são questões plenamente resolvíveis, até mesmo sem a alteração do visual da página ou perda da função ou evento a ser realizado.
            "Digo isso não somente como usuário, mas como técnico que conhece um pouco do assunto. Sou webmaster de 5 páginas da internet, todas acessíveis a cegos e pessoas de baixa visão, com livro de visitas, contadores não gráficos, busca interna no site, imagens textualizadas etc, tudo acessível a cegos, sem que haja desconforto na utilização por pessoas que enxergam ou diminuição da freqüencia das visitas. Ao contrário, as páginas, em geral, se tornam muito mais rápidas de serem carregadas e, por existirem mais pessoas com a possibilidade de chegarem a ela, mas pessoas a visitarão.
             Bem, esse é o básico para que nós, pessoas com deficiência visual, possamos escutar uma página em html e navegar sem tropeços por ela. Por outro lado, para outras deficiéncias, só pelo fato de estarmos fazendo uma navegação via teclado, 80% de acessibilidade já estará realizada. No entanto, ainda faltará a atenção necessária a se fazer os equivalentes textuais ao utilizarmos sons em nossas páginas, para que os colegas surdos naveguem também com conforto."
Pesquise sobre o Dosvox. Quais suas funções e que instituições o utilizam?
Como fazer  acessibilidade nas páginas da Web. Extraído  de Teleconferência. "I Seminário de Acessibilidade Serpro" - Ago/2002.  http://www.bengalalegal.com/acesso


Atividade 3 
Assista ao filme abaixo e depois comente. Que barreiras impedem o deficiente físico de exercer suas atividades?




Atividade 4


Observe a ilustração abaixo.



Descrição da ilustração: As letras da palavra diferença são ilustradas a partir da diversidade entre pessoas que convivem. Veja a seguir:
  • A letra "d" representa uma cadeira de rodas para um jogador de basquete;
  • As letras "i" e "f" servem de bengala para um rapaz;
  • A letra "e" virou a roda dianteira de uma bicicleta;
  • A letra "r" é a parte de cima de uma bengala;
  • A outra letra "e" é formada pelo cabelo e o óculos escuro do rapaz que segura a bengala;
  • A letra "n" representa o cabelo de uma menina;
  • A letra "ç" cobre o lado direito da face de um senhor e o cedilha é a sua barba;
  • A letra "a" é o cabelo de uma moça que não tem o braço esquerdo.

Utilizando a palavra DIFERENÇAS, produza um acróstico relatando a acessibilidade em sua escola. e poste como comentário.Veja um exemplo:

Lutar
E exigir
Igualdade pra todos


Atividade 5



Você tem problemas? E a bailarina? Ouça a música "Ciranda bailarina"cantada por Adriana Calcanhoto e depois responda a enquete ao lado.








Atividade 6


Você conhece a cartilha da acessibilidade? Ela traz normas, leis que garantem o direito de ir e vir de pessoas com deficiênica física. Clique no link a seguir e depois enumere por meio de postagem o que falta para a acessibilidade arquitetônica em sua escola.






Atividade 7

Leia a reportagem: “TVs deverão ter audiodescrição para deficientes visuais até 2011” que se encontra disponível no link abaixo:


11 comentários:

  1. Atividade 1
    TEXTO 1: As teclas de atalho funcionaram como na explicação.
    TEXTO 2: Acessibilidade na Web é a prática de fazer websites para serem utilizadas por qualquer pessoa, sejam portadoras de deficiências ou não.
    Doris/Marcela

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  2. Atividade 2


    A cada versão disponibilizada, o ambiente Dosvox soma mais e mais aplicativos com funções bem distintas. Atualmente é composto por mais de 70 (setenta) programas, que se organizam nas seguintes funções:

    Sistema operacional que contém os elementos de interface com o usuário;
    Sistema de síntese de fala para língua portuguesa;
    Editor, leitor e impressor/formatador de textos;
    Impressor / formatador para Braille;
    Aplicações para uso geral : caderno de telefones, agenda, calculadora, preenchimento de cheques, etc.;
    Jogos diversos;
    Utilitários de internet: FTP, acesso a WWW, um ambiente de "chat", um editor html, etc.;
    Programas multimídia, como o processador multimídia (áudio midi CD), gravador de som, controlador de volumes, etc.;
    Programas dirigidos à educação de crianças com deficiência visual;
    Um sistema genérico de telemarketing, dirigido à profissionais desta área;
    Ampliador de tela para pessoas com visão reduzida;
    Leitores de janelas para Windows

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  3. Continuação da atividade 2:

    Algumas Instituições que o utilizam:

    UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro
    Sociedade de assistência aos cegos
    Instituições Educacionais
    Empresas

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  5. Atividade 3

    Um grande problema enfrentado pelos deficientes físicos nas cidades são as barreiras arquitetônicas, que torna mais difícil o ir e vir. Só as rampas não facilitam o acesso deles aos locais que necessitam. Muitos locais públicos, como cinemas e teatros, não têm espaço para cadeiras de rodas, por exemplo.
    Alguns depoimentos a seguir ilustram muito bem as situações pelas quais os deficientes físicos passam:

    Portas eletrônicas dos bancos: A socióloga e presidente da Associação Desportiva dos Deficientes Físicos (ADDF), Jurene Pereira Lins, que é "cadeirante", diz que perde muito tempo toda vez que se depara com uma. "Terminam sempre chamando o gerente, que nunca está, ou temos de esperar por um funcionário, que também demora a aparecer, e aí a gente já passou por todo o constrangimento do mundo", reflete.

    Usar telefone público: também é complicado para o deficiente físico. Aparelhos adaptados são encontrados somente nos shoppings, aeroporto e estação rodoviária. "Só que ninguém vive indo nesses lugares todo dia", observa Jurene. Os banheiros adaptados são igualmente uma raridade. Caso precise de um com urgência, por exemplo, o "cadeirante" se verá em completo vexame. "O preconceito que sofremos é o mesmo de todas as minorias. É idêntico ao que os negros passam, avalia Jurene.

    Para uma efetiva participação e interação das pessoas com necessidades especiais, como sujeitos de uma sociedade, se faz necessário oportunizar a todos o direito de participar, de ir e vir, comunicar-se em condições de igualdade. A acessibilidade significa oportunizar condições, possibilitar a todos, segurança, autonomia, garantias, para que possam viver com dignidade. O que precisamos para garantir a acessibilidade é o respeito e o reconhecimento dos direitos humanos, coletivos e individuais.

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  6. Continuação da atividade 3

    A inclusão só será concretizada eficientemente quando cada um de nós reconhecer as barreiras que nutrimos e buscar minimizá-las, erradicá-las. “A inclusão é uma visão, uma estrada a ser viajada, mas uma estrada sem fim, com todos os tipos de barreiras e obstáculos, alguns dos quais estão em nossas mentes e em nossos corações” (MITTLER, 2003, p. 21).

    Esse filme é uma lição de vida, pois percebemos nitidamente que barreiras podem existir, mas não impedir de um deficiente físico exercer suas atividades.

    Doris/Marcela

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  8. Atividade 4

    D ESEJO

    I MPORTANTE

    F ORÇA

    E SPERANÇA

    R AMPA

    E STUDANTE

    N OTÓRIO

    Ç /COMPREENSÃO

    A CESSIBILIDADE

    S OLIDARIEDADE

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  9. Atividade 5 - ENQUETE

    RESPOSTA: INTOLERÂNCIA

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  10. Atividade 6

    A partir da cartilha apontamos as seguintes faltas para a acessibilidade arquitetônica em nossa escola.

    1 – Calçadas regulares

    2 – Pisos antiderrapantes

    3 – Sinalização

    4 – Banheiros

    5 – Mobiliário

    6 – Mobiliário Urbano

    7 – Estacionamento



    Doris/Marcela

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  11. Atividade 7

    Segundo o consultor jurídico do ministério, Édio Azevedo, a medida busca incentivar a produção audiovisual que favoreça a inclusão social dessas pessoas, fortalecendo o direito universal à comunicação e à informação.

    Essa é uma atitude importantíssima, pois com ações podemos colaborar nas inclusões sociais. E todos têm direito iguais respeitando as diferenças.



    Doris/Marcela

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